O continente asiático, com os seus mais de 44 milhões de quilómetros quadrados, é o maior da Terra. E é na Ásia, num total de 47 estados reconhecidos internacionalmente, que vivem cerca de 4,5 mil milhões de pessoas, que falam mais de 2000 línguas diferentes. O seu desenvolvimento e preservação evoluíram de formas totalmente diferentes das do continente europeu, onde as menores distâncias desde há muito que facilitam o intercâmbio e a fusão de vocabulários. Em contrapartida, neste enorme continente que é a Ásia, foi possível, ao longo dos séculos, desenvolver e manter algumas línguas sem grandes influências do exterior. Além disso, na Ásia, há um grande número de pessoas que crescem bilingues. As comunidades aldeãs e as famílias, em privado, utilizam a língua da sua região, enquanto a língua nacional é utilizada nos contactos oficiais com as autoridades e nas escolas. Por conseguinte, existem algumas línguas asiáticas que contribuem para o entendimento entre os povos em todo o continente.
1. Na Ásia, 1,4 mil milhões de pessoas falam Chinês
O Chinês é a língua mais falada em todo o mundo. Os caracteres da escrita chinesa têm mais de 3000 anos e pertencem às línguas escritas mais complexas do mundo, embora a língua falada tenha muito em comum com muitas outras línguas modernas – os dialetos. O Mandarim é a forma do Chinês falado na região de Pequim e arredores, mas é também, simultaneamente, a forma da língua falada pela maioria dos asiáticos. Nove outras variantes, como o Min, o Yue ou o Wu, contam-se entre os dialetos da língua chinesa.
2. Na Ásia, 600 milhões de pessoas falam Hindi
O Hindi é falado na Ásia por 600 milhões de pessoas. Assim, o Hindi ocupa o 3.º lugar das línguas mais faladas em todo o mundo, depois do Chinês e do Inglês. Mas não é só na Índia que é falado o Hindi, porque também é utilizado nas Maurícias e nos Emiratos Árabes. No entanto, o Hindi não foi declarado como a única língua oficial da Índia, visto que nem todos os indianos falam Hindi. O inglês é, portanto, considerado a segunda língua oficial do país.
3. Na Ásia, 300 milhões de pessoas falam Inglês
Em alguns países asiáticos, o Inglês é utilizado como língua oficial, a par da respetiva língua nacional. Estão neste caso, a Índia, as Ilhas Maurícias, Hong-Kong, Singapura e as Ilhas Seychelles. Nas Filipinas e no Brunei, embora de forma não oficial, a língua inglesa também não é menos difundida. O Pidgin English, uma forma muito simplificada do Inglês, é utilizado na Papua Nova Guiné.
4. Na Ásia, 260 milhões de pessoas falam Russo
Tendo em conta que o Casaquistão e o Quirguistão fazem parte do continente asiático, não é de surpreender que o Russo seja uma das línguas mais faladas na Ásia. Tal como o Chinês e o Hindi, também o Russo tem o seu alfabeto próprio. No entanto , o alfabeto cirílico não é utilizado para escrever apenas a língua russa, mas também o Dungan, um dialeto chinês.
Solicite um orçamento gratuito
E receba uma proposta em poucas horas
- Indique o serviço pretendido
- Obtenha um orçamento
- Confirme e receba a sua encomenda
Perguntas e respostas frequente sobre as línguas asiáticas
Quantas línguas asiátias existem?
Com cerca de 2300 línguas faladas, a Ásia tem preservado até hoje a sua diversidade linguística. Só na China são utilizadas 81 línguas diferentes, 55 das quais determinam a vida quotidiana das minorias nacionais.
Quantos caracteres de escrita chinesa existem?
Se contarmos todos os caracteres da escrita chinesa, chegamos a mais de 100.000. No entanto, alguns deles já não são utilizados, ou são-no apenas muito raramente. No dia-a-dia normal são utilizados na escrita entre 3000 e 5000 caracteres.
De que família linguística deriva a maioria das línguas asiáticas?
A maioria das línguas asiáticas deriva da família das línguas sino-tibetanas. Esta é a segunda maior família linguística do mundo, se contarmos somente com o seu número de falantes ativos.
Adicionar novo comentário