Em resultado dos seus preços de produção muito competitivos, a China, primeiro exportador mundial, proporciona oportunidades lucrativas aos comerciais de todo o mundo. Porém, importar da China apresenta desafios. Conheça os nossos conselhos para escolher o seu fornecedor, realizar as formalidades alfandegárias, encontrar o melhor meio de transporte e importar facilmente produtos da China.
Por que razão de importar produtos da China?
Em 2022, registou-se um crescimento das importações de produtos chineses na Europa. O aumento desta popularidade face a este mercado explica-se maioritariamente pelo custo relativamente baixo dos produtos fabricados na China em comparação com o custo dos produtos fabricados na Europa. Apesar dos custos elevados de transporte, o abastecimento junto de fornecedores chineses continua a ser financeiramente vantajoso para as empresas europeias.
Como importar produtos da China?
Os custos de fabrico na China são muito baixos e, por isso, os revendedores europeus podem apresentar preços competitivos e melhorar os resultados financeiros das suas empresas. No entanto, para se empreender este tipo de importação é necessário realizar uma sólida preparação prévia.
1. Escolher correctamente os fornecedores na China
Encontrar fornecedores fiáveis é fundamental para que o seu projeto de importação seja bem-sucedido. Além de evitar a compra de contrafações e produtos de baixa qualidade, deve prestar atenção aos prazos de entrega, assim como às garantias apresentadas.
A pesquisa de fornecedores envolve as seguintes etapas:
- Verificar as certificações dos fornecedores: preferencialmente, estes devem ter uma acreditação junto de um organismo de auditoria externa que garanta a qualidade dos produtos e o cumprimento das normas e regulamentos.
- Verificar o seu registo comercial (igualmente designado por licença comercial);
- Solicitar referências comerciais, provas de satisfação de clientes;
- Solicitar amostras para avaliar a qualidade dos produtos antes de comprar por grosso;
- Visitar a fábrica de produção pessoalmente: além disso, reforçar a relação com o seu fornecedor de modo a permitir certificar-se da forma como se desenrola o processo de produção. Para comunicar com eficácia com os seus interlocutores locais, deve recorrer aos serviços de um tradutor ou intérprete nativo, especializado no sector comercial.
2. Redigir e assinar um contrato detalhado
Para evitar riscos de litígios com o seu fornecedor, é fundamental redigir-se um contrato preciso e exaustivo. Este documento deve incluir todas as cláusulas e condições acordadas entre as partes interessadas. Além disso, deve especificar os seus direitos e responsabilidades no âmbito da troca comercial em questão. Recomendamos vivamente que recorra a um tradutor especializado na tradução jurídica para traduzir os seus contratos comerciais.
3. Optar pelo meio de transporte mais adequado
A seguir, aconselha-se a escolher o meio de transporte mais adequado às necessidades da sua actividade e à natureza dos produtos importados:
O frete marítimo é a opção mais económica, em especial, no caso de fretes de grandes dimensões. Esta escolha envolve que tenha em conta prazos de entrega alargados, ou seja:
- Entre 33 e 40 dias para um transporte em porta-contentores em grupagem marítima (carga LCL - Less Container Loading);
- Entre 28 e 35 dias para um transporte em contentor completo (FCL - Full Container Loading).
O frete aéreo representa uma solução privilegiada para as entregas urgentes ou produtos de alto valor acrescentado. Geralmente, um transporte aéreo directo precisa de 1 a 3 dias para chegar à Europa a partir de grandes cidades chinesas (Pequim, Xangai ou Cantão). No entanto, trata-se de uma opção onerosa, nomeadamente, para cargas volumosas e/ou pesadas.
No que respeita ao cálculo do custo do frete aéreo, este assenta no peso taxável, com uma relação peso / volume de 1 para 6. Por isso, é necessário contar em médica com 8,5 a 16,00 euros por quilo de peso com um frete aéreo em DPP.
4. Prever um seguro para o transporte dos seus produtos
De acordo com o World Shipping Council (WSC), aproximadamente 3 113 contentores desapareceram no mar (salvo naufrágios), entre 2020 e 2021.
Assim, prever um seguro é pré-requisito para o transporte dos seus produtos. Há vários tipos de garantias de acordo com as necessidades:
- Seguro de responsabilidade civil profissional: um seguro que protege uma empresa contra as reclamações de terceiros relacionadas com danos pessoais ou patrimoniais decorrentes das suas actividades profissionais.
- Seguro contra todos os riscos de transporte: cobre os riscos de danos ou perdas durante o transporte de mercadorias e proporciona uma protecção completa.
- Seguro de indemnização de atrasos: indemniza as perdas financeiras resultantes de atrasos na entrega das mercadorias.
- Seguro IARD: seguro contra incêndios, acidentes e riscos diversos, que cobre um leque de riscos, incluindo danos patrimoniais, incêndios, furtos e catástrofes naturais.
- Seguro de privação de prazer: perdas financeiras sofridas devido à impossibilidade de utilizar um bem ou um equipamento em resultado de um sinistro coberto.
- Seguro de transporte marítimo: protege contra os riscos relacionados com o transporte de mercadorias por via marítima, incluindo os danos, as perdas e os atrasos.
- Seguro de transporte aéreo: protege contra os riscos relacionados com o transporte de mercadorias por via aérea, incluindo os danos, as perdas e os atrasos.
- Seguro de transporte multimodal: aconselhável para o transporte de mercadoria que envolva vários meios de transporte, para beneficiar de uma protecção em todo o itinerário.
5. Declarar a importação de produtos e cumprir
Para cumprir os regulamentos alfandegários, é necessário realizar várias formalidades relacionadas com a importação de produtos da China.
→ Informação útil: recomenda-se que guarde com cuidado os registos de todas as suas transacções (documentos alfandegários, facturas, interacções com as autoridades alfandegárias, etc.).
6. Recorrer a um tradutor profissional especializado no sector comercial
A intervenção de um tradutor profissional é indispensável para comunicar com eficácia com os seus parceiros comerciais chineses durante todo o seu processo de importação. Isso permite agilizar as trocas, evitar mal-entendidos durante a transacção e facilitar as negociações, tendo em conta os códigos culturais do país.
Além disso, um tradutor especializado no seu sector de actividade dominará na perfeição as especificidades da sua indústria e poderá assumir a tradução de documentos técnicos, utilizando a terminologia correcta, mas também a tradução de documentos contratuais, jurídicos, financeiros, etc.
Como traduzir os seus documentos no âmbito de uma importação da China?
Com a Alphatrad, beneficia da competência de tradutores altamente qualificados, especializados no domínio dos negócios e do comércio transitório internacional. Nativos do país a que se destina a tradução, traduzem exclusivamente para o seu idioma materno e detêm um conhecimento profundo da cultura local e dos códigos linguísticos próprios do país. A sua experiência, rigor e o respeito pela confidencialidade das trocas são garantia de serviços de alta qualidade.
Em resultado dos seus conhecimentos, comunique com confiança total com os seus interlocutores internacionais e garanta que o a importação de produtos da China é bem-sucedida.
Solicite um orçamento gratuito
E receba uma proposta em poucas horas
- Indique o serviço pretendido
- Obtenha um orçamento
- Confirme e receba a sua encomenda
FAQ sobre a importação de produtos da China
Como importar mercadorias da China?
Importar mercadorias da China apresenta muitas vantagens que convencem as empresas de todo o mundo. No entanto, esta diligência exige algumas etapas prévias:
- Encontrar fornecedores fiáveis;
- Negociar as condições de compra;
- Escolhe o meio de transporte mais adequado;
- Obter os documentos necessários à importação;
- Organizar a entrega e o desalfandegamento das mercadorias.
Como encontrar fornecedores na China?
Para se encontrar fornecedores na China é necessário realizar previamente um grande número de pesquisas. Opte pelos fornecedores sujeitos a auditoria e considere solicitar uma amostra dos seus produtos antes de realizar uma encomenda. Os maiores grossistas do sector da importação - exportação na China são o Alibaba, Made in Chine e Global Sources, três sítios de referência para encontrar um fornecedor chinês.
Qual é o produto mais exportado pela China?
A China é um importante agente do mercado internacional e um dos maiores exportadores do mundo. Designadamente, exporta material médico e de automação de escritório. Entre os produtos mais exportados pelo país estão (fonte: https://rbcglobalconnect.rbc.com/) :
- Telemóveis (7,7 %);
- Dispositivos automáticos de tratamento de dados (5,2 %);
- Circuitos integrados electrónicos (4,3 %);
- Semi-condutores (1,8 %);
- Acumuladores electrónicos (1,6 %).
Há outros produtos, por exemplo: roupas, pneus, painéis solares, máquinas, tecidos, electrónica, bijuterias, semijoias, óculos ou ferramentas.
Adicionar novo comentário