Muitos franceses são atraídos pela vida calma de Portugal. A França é igualmente um destino com muitas vantagens, tanto no que respeita ao turismo como para um projeto expatriação. Porém, estes dois países europeus distinguem-se em muitos aspetos: o clima, a paisagem, a língua, etc. Além disso, têm uma identidade cultural forte, com inúmeras especificidades.
Assim, quais são as maiores diferenças culturais entre a França e Portugal?
A pontualidade na França face a Portugal
Na França, considera-se que ser-se pontual é sinónimo de respeito, tanto no que respeita a reuniões profissionais como aos eventos da vida diária (por ex., um encontro entre amigos). Em certas regiões, os franceses chegam a preferir chegar um pouco antes. Para eles, a máxima «Ser pontual já é estar atrasado» aplica-se no dia-a-dia, nomeadamente, para os compromissos importantes, como entrevistas de trabalho, reuniões de negócios ou consultas médicas, por exemplo.
Em contrapartida, em Portugal, os horárias são mais flexíveis. Se uma reunião for marcada com uma pessoa para o meio-dia, é um costume frequente chegar às 12:15 horas ou mesmo às 12:30 horas. Tampouco é raro que as reuniões sejam adiadas ou canceladas em cima da hora. Os portugueses gostam de viver e não são obcecados pelas horas!
A forma de cumprimentar na França face a Portugal
Beija é uma tradição muito enraizada tanto na França como em Portugal. E mesmo que este costume esteja momentaneamente suspenso devido à Covid-19, continua a ser uma parte importante da identidade cultural de ambos os países.
Na França, o costume está sujeito a vários critérios consoante as pessoas e o contexto. Além disso, o número de beijos varia de acordo com as regiões, indo de dois a quatro ou até cinco na Córsega! Os franceses cumprimentam-se desta forma em diversos contextos, frequentemente entre amigos, no âmbito familiar, mas também entre colegas, no seu local de trabalho.
Em Portugal, é mais simples, porque a forma de dizer bom dia é igual em todo o país. Os portugueses dão dois beijos, um em cada face, sempre da direita para a esquerda.
Neste país, tradicionalmente, não se dá beijos entre dois homens, mesmo que sejam familiares. Geralmente, os últimos dão um aperto de mãos. Pelo contrário, as mulheres apertam as mãos apenas em ocasiões muito raras, salvo, por vezes, no meio profissional, entre dois colaboradores que se encontram, por exemplo.
A convivência na França face a Portugal
O tratamento por você é muito utilizado tanto na França como em Portugal, em especial, no âmbito profissional, quando há distância social ou respeito inerente ao estatuto social (entre dois desconhecidos, face a um superior hierárquico, uma pessoa idosa, etc.). O tratamento por tu utiliza-se apenas com as pessoas próximas, amigos, família e aos conhecidos de longa data.
Em Portugal, no entanto, dois conhecidos podem muito rapidamente acabar por tratar-se pelo seu primeiro nome e demonstrar uma familiaridade respeitosa. Assim, em Portugal, é mais fácil criar laços rapidamente entre vizinhos ou entre colegas.
Além disso, os portugueses são mais expressivos, menos formais nas suas interações sociais do que os seus vizinhos franceses. São menos afetados por convenções sociais nas suas conversas. São estas características que dão aos bairros das grandes cidades como Lisboa o aspeto de pequenas aldeias da província onde todos se conhecem e se falam na rua e nas lojas.
Na França, consoante as regiões, os códigos de cortesia são prioritários durante as interações do dia-a-dia, podendo instalar-se e uma forma de distância social entre os vizinhos, colegas ou membros de uma comunidade.
As diferenças culturais entre a França / Portugal no restaurante
Em Portugal, quando chegamos a um restaurante, os empregados trazem água engarrafada, pão, aperitivos para a mesa e, de forma espontânea, mesmo que não tenhamos pedido nada. Em contrapartida, é preciso ter em mente que se consumirmos o que lhe é apresentado, o seu custo é cobrado (em média, 2,00 EUR).
Pelo contrário, na França, tudo o que é serviço de forma espontânea pelo empregado sem que tenha sido pedido (pão, aperitivos, água, etc.) é gratuito. Na França, se pedir um suplemento de pão para acompanhar a sua refeição, normalmente, não lhe será cobrado.
Além disso, a lei francesa determina que os restaurantes devem propor água potável, fresca ou natural, de forma gratuita.
As respostas às suas perguntas sobre as diferenças culturais franco-portuguesas
Quantos franceses vivem em Portugal?
Aproximadamente, vivem 45 000 franceses expatriados em Portugal. Metade desse número reside na região de Lisboa e um terço são pessoas aposentadas, atraídas pela qualidade de vida e custo de vida muito inferior ao da França.
Qual é a maior diferença cultural entre a França e Portugal?
A diferença cultural mais marcada é sem dúvida o ritmo de vida, que, de uma forma geral, é mais frenético na França do que em Portugal. Esta diferença sente-se na forma de abordar a pontualidade, assim com nas interações sociais, mais espontâneas em Portugal do que na França.
Quantas culturas há em Portugal?
Embora seja um país pequeno, Portugal divide-se em 7 regiões. Todas estas regiões apresentam particularidades culturais. Há Lisboa, muito popular; o Algarve a sul, à beira mar; o norte, onde se encontra a cidade do Porto; o centro, região temperada e agradável; o Alentejo, uma região muito vasta e diversificada; e, finalmente, as regiões autónomas dos Açores e da Madeira ao largo do continente.
Adicionar novo comentário