Há mais de 400 000 anos que as pessoas utilizam a madeira como matéria-prima natural para fabricar ferramentas e móveis, como combustível ou para produzir energia e para a indústria da construção. Esta matéria-prima renovável pode igualmente ser trabalhada com ferramentas simples e, actualmente, em especial o seu valor acrescentado, incluindo as possibilidades de reciclagem, é o argumento por excelência relativamente à madeira como material sustentável.
Diversidade nos subsectores
Considera-se que o carpinteiro é o precursor da indústria da madeira e este ofício, que ainda hoje é possível aprender, foi o ponto de partida para o desenvolvimento da indústria da madeira moderna. Para além da indústria da serração, existem vários outros ramos da indústria que se baseiam directamente na madeira como matéria-prima:
- Fabricantes de materiais à base de madeira (MDF, placas de compensado, placas de fibra de madeira, OSB, etc.)
- Indústria de papel e celulose (papelão, cartão)
- Fabricantes de parquet
- Fabricantes de mobiliário industrial
- Fábricas de folheados (folheados de diferentes espécies de madeira para móveis e superfícies)
- Fabricantes de material de embalagem e paletes
- Construção de pré-fabricados (construção em madeira pré-fabricada)
- Carpinteiros e construção em madeira
- Produção de energia (pellets, aparas de madeira, etc.)
A cadeia de recursos da madeira é especialmente sustentável
A madeira maciça é ao mesmo tempo nobre particularmente sustentável. As superfícies podem ser redesenhadas várias vezes e, se forem objecto de um cuidado adequado, garantem muitos anos de uso. Há outros materiais à base de madeira que são de longa duração e, por isso, garantem um baixo impacto ambiental. Paralelamente, considera-se que a madeira é o material de construção do futuro, que poderá mesmo vir a substituir o aço e o plástico com a aplicação modernos métodos de processamento. Ao contrário do plástico ou do aço, a madeira é igualmente interessante para a indústria de reciclagem, porque, no final, é possível obter-se muita energia partir desta matéria-prima renovável com pouco esforço. A actual área florestal mundial é de aproximadamente de 40 milhões de quilómetros quadrados e, com uma gestão sustentável, grande parte dos stocks deve ser em grande parte preservada para as gerações futuras.
A madeira é comercializada internacionalmente: serviços de tradução específicos do sector
Desde meados da década de 80 que o comércio mundial de madeira em bruto e serrada tem registado um grande crescimento. Entre 1985 e 2000, e considerando apenas a madeira serrada, o comércio testemunhou um aumento superior a 40 por cento. Acima de tudo, graças à globalização, a indústria madeireira apresentou um grande potencial de crescimento. Enquanto no passado se utilizavam principalmente espécies de árvores que eram cultivadas regionalmente, actualmente, o produto em bruto com as melhores propriedades pode ser adquirido em qualquer parte do mundo para cada projecto específico.
O comércio internacional de madeira como matéria-prima exige não só um conhecimento especializado aprofundado, mas também serviços de tradução profissional, porque a rapidez do comércio entre os diversos países europeus assume particular importância para poder preencher pequenas lacunas no mercado neste sector altamente competitivo. A confiança mútua na qualidade da madeira como material de construção natural é um factor importante em todas as negociações e, com tradutores especializados, é possível realizar cada transacção de forma fiável e rápida.