O termo moderno "sport" surgiu apenas no século xviii, em Inglaterra, designando então num primeiro momento um conjunto de exercícios físicos bastante simples já conhecidos na Antiguidade. Os Ingleses também criaram em 1863 a primeira liga de futebol e na era moderna disseminaram assim por todo o mundo este desporto de competição. Em 1894 foram recuperados os Jogos Olímpicos da Antiguidade e a ideia da competição desportiva espalhou-se rapidamente por todo o globo. No início do século xx, associou-se o conceito de desporto a cada vez mais variantes de competição e a todos os exercícios de motricidade que seguissem determinadas regras, começando estes a ser diferenciados dos exercícios de educação física em que não se mede o desempenho. Atualmente existem inúmeras modalidades desportivas, algumas delas com uma forte componente cultural, e descobrem-se regularmente novas possibilidades de desporto em equipa ou individuais que, numa primeira fase, são uma moda e, depois, podem mesmo tornar-se modalidades olímpicas.
O desporto é internacional
Os Jogos Olímpicos e os Campeonatos do Mundo de Futebol não são os únicos eventos a colocar o desporto no foco internacional, com direito a uma secção própria nas notícias do mundo inteiro. São sobretudo as competições internacionais das modalidades mais apreciadas que garantem as horas televisivas mais empolgantes. Cada entrevista com um ídolo do público é imediatamente traduzida e impressa em várias línguas ou apresentada nos noticiários de desporto. De há algumas décadas para cá, também cada vez mais canais de desporto regionais conquistam o globo e garantem suspense e entretenimento aos seus protagonistas e aos espetadores. No início, são necessárias algumas explicações, como é o caso da Corrida do Queijo, em Inglaterra, mas depois são recebidos com entusiasmo e enriquecem o mundo do desporto, que se caracteriza pelas suas muitas cores e pela sua constante transformação.
A linguagem do desporto é, por norma, internacional, mas em questões de pormenor as traduções são uma componente importante para uma compreensão além dos limites das fronteiras. Contratos complexos no mundo do desporto permitem que jovens talentos de todo o mundo compitam no clube da sua preferência e muitas páginas na internet dedicam-se internacionalmente ao tema do desporto, sob muitos pontos de vista. As informações sobre os espectadores presentes em grandes eventos são traduzidas para várias línguas e os artigos desportivos modernos precisam de instruções no máximo de línguas possível para poderem ser vendidos em todo o mundo. Os tradutores profissionais especializados transportam, não só informação pura, mas também a emotividade inegavelmente associada a qualquer modalidade desportiva, promovendo assim um interesse duradouro.